O sistema tunnel liner foi criado a fim de ser a opção menos destrutiva na construção de túneis
de diâmetros pequenos a médios. Dessa forma, o tráfego das vias urbanas não é interrompido e
tudo flui normalmente.
Como pode ser utilizado para a realização de obras em diversos tipos de solos subterrâneos,
costuma ser escolhido, especialmente, para a construção de redes de esgoto, passagens de cabos
de telefonia, drenagem de água, entre outros.
Durante a execução de tunnel liner, que se inicia através de uma estrutura progressiva, a
escavação do solo é feita manualmente ou com o uso de equipamentos automatizados. A cada novo
segmento montado é feita a escavação do próximo trecho, diminuindo o tempo de trabalho.
Ao longo de vários anos de execução de tunnel liner no Brasil e em diversos locais do mundo,
suas implantações são cada vez mais modernas e versáteis, sendo também mais seguras para os
trabalhadores envolvidos.
Quando da execução tunnel liner se encontrar nível de água acima da geratriz
superior do túnel ou material desagregado de baixo SPT, podem ser necessárias algumas técnicas
como o rebaixamento de lençol freático, jet grouting, consolidação do solo etc.
É de grande importância, assim como em toda e qualquer obra subterrânea, que antes do
início do serviço tunnel liner sejam conhecidas as informações preliminares sobre o
tipo de solo a ser escavado (sondagens) e cadastramento de possíveis interferências (tubulações
de gás, telefonia, adutoras etc) que possam ser encontradas.
A fim de evitar-se possíveis recalques ou acomodações indesejáveis é necessário fazer, no
término da montagem do revestimento, injeção de argamassa de solo-cimento nos furos existentes
nas chapas para preencher possíveis vazios entre a superfície externa do bueiro metálico e o
solo escavado.
Solução ideal para travessias pequenas, médias e grandes, com diversas formas e diâmetros a
partir de 1,20 até 5,00m, o tunnel liner, além de ser um processo de rápida execução, é
seguro e mais econômico se comparado a outros métodos.
A execução tunnel liner é mecânica ou manual e se dá através da montagem
modular, a cada 0,46m de chapas metálicas corrugadas e conectadas entre si através de parafusos,
até se formar um anel no diâmetro desejado, executando assim o serviço tunnel
liner.
O tunnel liner também possibilita a escavação na vertical para a execução de
poços de visita.
As chapas metálicas do tunnel liner podem ser revestidas por 3 diferentes processos que, em conjunto com a espessura das chapas, darão durabilidade à estrutura:
A galvanização por imersão a quente oferece um revestimento de zinco de 910g/cm², proporcionando
vida útil aproximada acima de 30 anos.
Feito por pintura a pó, é indicado para ambientes agressivos e possui uma camada de 150 µ de espessura, que protege a estrutura contra agentes corrosivos.
Executado "in loco" o pavimento interno de concreto é o método que proporciona o maior aumento de vida útil à estrutura, protegendo-a dos agentes mais agressivos.
O serviço de bueiro metálico revestido com pavimento de concreto oferece um aumento na capacidade de vazão da estrutura, na medida em que o coeficiente de rugosidade é reduzido. Esta é função da corrugação das chapas, cujos valores médios recomendados seguem abaixo na tabela.
Corrugação | n |
Tunnel Line | 0,024 |
Revestida com concreto | 0,015 |
Diâmetro(m) | área(m²) | Perimetro | ||||||||||||
Altura de aterro(m) | ||||||||||||||
Minima | ||||||||||||||
Maxima | ||||||||||||||
Rodovia | Ferrovia | |||||||||||||
Espessura (mm) | Espessura (mm) | |||||||||||||
2,2 | 2,7 | 3,4 | 3,9 | 4,7 | 6,5 | 2,7 | 3,4 | 3,9 | 4,7 | 6,5 | ||||
1,20 | 1,13 | 3,77 | 1.20 | 9,00 | 12,90 | 15,50 | 22,10 | 26,50 | 41,30 | 12,90 | 15,50 | 22,10 | 26,15 | 41,00 |
1,40 | 1,54 | 4,40 | 1,20 | 7,70 | 11,00 | 13,40 | 18,90 | 22,70 | 35,40 | 11,00 | 13,40 | 18,90 | 22,70 | 35,40 |
1,60 | 2,01 | 5,03 | 1,20 | 6,70 | 9,60 | 11,60 | 16,60 | 19,90 | 30,00 | 9,60 | 11,60 | 16,60 | 19,90 | 30,00 |
1,80 | 2,54 | 5,65 | 1,50 | 6,00 | 8,60 | 10,30 | 14,70 | 17,70 | 27,50 | 8,00 | 10,30 | 14,70 | 17,70 | 27,50 |
2,00 | 3,14 | 6,28 | 1,50 | 5,40 | 7,70 | 9,30 | 13,20 | 15,90 | 24,80 | 6,90 | 9,00 | 13,20 | 15,90 | 24,80 |
2,20 | 3,80 | 6,91 | 1,80 | 4,90 | 7,00 | 8,40 | 12,00 | 14,50 | 22,50 | 7,90 | 12,00 | 14,50 | 22,50 | |
2,40 | 4,52 | 7,54 | 1,90 | 4,50 | 6,40 | 7,70 | 11,00 | 13,20 | 20,60 | 7,00 | 11,00 | 13,20 | 20,60 | |
2,60 | 5,31 | 8,17 | 2,101 | 4,10 | 5,90 | 7,10 | 10,20 | 12,20 | 19,00 | 6,40 | 10,20 | 12,20 | 19,00 | |
2,80 | 6,16 | 8,80 | 2,20 | 3,80 | 5,50 | 6,60 | 9,40 | 11,30 | 17,70 | 5,50 | 9,20 | 11,30 | 17,70 | |
3,00 | 7,07 | 9,42 | 2,30 | 3,60 | 5,10 | 6,20 | 8,80 | 10,60 | 16,50 | 4,70 | 8,30 | 10,60 | 16,50 | |
3,20 | 8,04 | 10,05 | 2,40 | 4,80 | 5,80 | 8,30 | 9,90 | 15,40 | 4,00 | 7,80 | 9,90 | 15,40 | ||
3,40 | 9,08 | 10,68 | 2,50 | 4,50 | 5,40 | 7,80 | 9,30 | 14,60 | 7,00 | 9,10 | 14,60 | |||
3,60 | 10,18 | 11,31 | 2,60 | 4,30 | 5,10 | 7,30 | 8,80 | 13,70 | 6,60 | 8,30 | 13,70 | |||
3,80 | 11,34 | 11,94 | 2,70 | 4,00 | 4,90 | 6,90 | 8,30 | 13,00 | 6,20 | 7,80 | 13,00 | |||
4,00 | 12,57 | 12,57 | 2,80 | 3,10 | 4,60 | 6,60 | 7,90 | 12,40 | 5,10 | 7,20 | 12,40 | |||
4,20 | 13,85 | 13,19 | 2,90 | 4,40 | 6,30 | 7,50 | 11,80 | 4,80 | 6,80 | 11,80 | ||||
4,40 | 15,21 | 13,82 | 3,00 | 4,20 | 6,00 | 7,20 | 11,20 | 4,00 | 6,40 | 11,20 | ||||
4,60 | 16,62 | 14,45 | 3,10 | 4,00 | 5,70 | 6,90 | 10,70 | 4,00 | 6,10 | 10,70 | ||||
4,80 | 18,10 | 15,08 | 3,20 | 5,50 | 6,60 | 10,30 | 5,10 | 10,30 | ||||||
5,00 | 19,63 | 15,71 | 3,30 | 5,30 | 6,60 | 9,90 | 4,80 | 9,90 |